sábado, 10 de março de 2012

9 - De São Miguel do Gostoso a Jericoacoara no Ceará

...com o carnaval nas vésperas, nos apressamos rumo a Fortaleza no Ceará.
Almoçamos em Mosssoró e seguimos viagem..
Não estava em nossos planos passar em Canoa Quebrada que aliás, mas no caminho decidimos dar uma passagem rápida e tirar algumas fotos..

Achamos os preços de pousadas por lá muito interessantes, havia já pousadas com piscina por R$50,00 a diária. Mas, tínhamos que chegar em Fortaleza e quase me arrependi por isso depois..
Como em todo local que ficou famoso, Canoa Quebrada também virou uma pequena cidade e a beleza natural da antiga vila de pescadores que eu havia conhecido está desaparecendo (segundo meus conceitos) e dando lugar ao comércio desordenado, por exemplo.

Mas temos que esquecer esse contraste e aproveitar as belezas, enquanto ainda existem..

Pra nossa surpresa, assim que chegamos a praia, havia um grupo fazendo voos de parapente e um dos passou bem perto de onde estávamos e ai deu uma vontade enorme de voar naquele troço. Achavávamos que o preço seria alto para nosso orçamento mas resolvi perguntar só por cuiriosidade e depois de uma bela pechincha e sem pensar direito já íamos nós a caminho da praia fazer um voo duplo.

Achei que minha esposa fosse recuar diante do desafio mas ela nem piscou..rs

Coincidência ou não, o instrutor (Jerônimo) enquanto conversávamos no ar me falou que havia morado em Itacaré na Bahia e vamos muito lá e ele aproveitou para dar mais algumas voltas, incrível, pois não tivemos sensação de medo em nenhum momento..

Pra ser sincero, aquele voo foi uma das melhores coisas da viagem..

Bem, embora os convites para passar uns dias em Canoa Quebrada, tínhamos que chegar a Fortaleza e eu achei que iria achar pousadas com preços ótimos por la..

Chegamos ao anoitecer e no centro da cidade perguntamos fomos a um shopping catar na internet uma pousada com preço razoável, mesmo no período do carnaval. Não foi nada fácil, um frentista nos informou que a noite era perigoso no centro, ai o GPS encontrou um camping e fomos ver, o endereço era uma velha chácara abandonada (isso reforça a idéia de chegar aos locais durante o dia) ai rodamos mais e fomos informados que havia pousadas com preço bom na Praia do Futuro.
Fiquei triste ao lembrar o quanto aquele lugar era bonito e bem movimentado, procuramos e depois de algum tempo encontramos uma pousada bem legal.

Fortaleza foi o lugar ideal pra repousar pois choveu durante todos os dias que estivemos por lá, a previsão era de mais chuva e até o beach park acabou saindo de nossos planos, primeiro pelo preço e depois chovendo não dava mesmo. Caimos até numa armadilha de marketing, um garoto na praia oferecendo um almoço de graça so pra conhecer um hotel, resumo: foi uma charopada e perda de tempo de mais de duas horas por um almoçinho fraco e as ofertas de compra de um quarto num hotel e blá blá blá..

Levei a madame para fazer compras no Mercado Central e trazer lembranças da viagem, pechinchamos e depois de uma volta na praia de Iracema decidimos que era hora de partir para Jericoacoara.
Como é sempre bom planejar, além de todas as informações que já tínhamos da internet e conversas com amigos, procurei saber na cidade um pouco mais sobre o percurso.

Partimos primeiro para Jijoca a cerca de 300km de Fortaleza, pista asfáltica, não é das melhores mas dá pra levar, os postos de combustível no caminho são bem careiros, mas vale a pena a viagem..

Logo no caminho você começa a encontrar ofertas de passeios para Jericoacoara portanto fique atento. Segui até Jijoca e optei pelo que achei a melhor opção, deixar o carro num estacionamento em Jijoca e seguir de pau-de-arara. Logo na chegada aparece os espertos querendo esfolar o couro, pois um casal pagou cinquenta pratas pra um guia levar eles pelas dunas e depois ter que deixar o carro num estacionamento a céu aberto. Em Jijoca, além do estacionamento ser mais barato não dá pra rodar no parque nacional, a não ser que você tenha um bom 4 x 4 e queira gastar mais combustível. Dá pra chegar até de moto, mas eu não quis arriscar e fui na caminhonete do Cassemiro, que além de muito atencioso nos deixou no camping com toda a bagagem que levamos.

O passeio de cerca de 28km é feito através das dunas e dá pra se sentir meio que no deserto..rs

Depois de algum tempo de viagem e lembrando do Fagner cantando (..."só deixo meu Cariri no último páu-de-arara"..) finalmente chegamos a Jericoacoara..

A impressão do local é bem agradável e fomos parar no Camping do Natureza pois gostaríamos de passar mais dias por ali e não deu outra..
Pra nossa sorte estava ventando muito e logo um casal de adoescentes nos ajudaram a armar a barraca e carregar a bagagem (que não era pouca pois gostamos de conforto, levamos até abraçadores) pois geralmente nos campings rola esse clima familiar e até o final tínhamos mesmo ficado amigos de todos.

Nossa idéia era passar dois ou três dias e depois seguir para Lençóis Maranhenses e São Luis no Maranhão mas fomos informados que estava chovendo muito por lá e decidimos passar mais alguns dias em Jericoacoara ou "Jericocó" como diria minha esposa.
Tem uma duna onde se observa o pôr-do-sol que é tudo de bom por lá..

Well.. e por se falar em pôr-de-sol..

Em Jeri existe uma peculiaridade que notamos, geralmente quando estamos em frente ao oceano as ondas batem de frente, mas na praia principal de lá elas passam ao lado

Outro detalhe, cães e jumentos por lá são como vacas na India..rs

Em Jeri existem muitos passeios que podem ser feitos por lá, tem a pedra furada, as dunas, as lagoas, esquibunda, kitesurf, os tradicionais passeios de buggy e é claro, se você procurar encontra tanto comidas como passeios com todos os preços.

O que seria um passeio de dois ou três dias se transformou numa semana, chegamos na segunda e saímos no sábado. Infelizmente nossa câmera comeu muita areia nas dunas e apresentou um defeito que apenas filmava, mas com certeza está tudo registrado em nossa memória.

quarta-feira, 7 de março de 2012

8 - De Genipabu a São Miguel do Gostoso

Eu tinha lido na internet sobre um local que seria o extremo nordeste do Brasil, mais próximo da Àfrica e claro, tinha o desejo de conhecer tal lugar, como já havia traçado no google maps aquela rota nos dirigimos para Touros e lá fiquei sabendo que estávamos a poucos quilômetros do começo da BR 101, entramos, almoçamos (comida bem barata, R$ 8,00) com cardápio livre para repetir, depois demos uma volta na cidadezinha, passeamos na orla, mas o que estava mesmo no sentido era chegar no início da BR que corta o país de norte a sul.

Teríamos que nos dirigir a São Miguel do Gostoso e antes de entrar para São Miguel seguimos um pouco mais pela 101..

e ali chegamos ao final da pista e fiquei imaginando: quanta estrada a percorrer e quantos passavam suas vidas nestas estradas pelo país por dias, semanas e até meses.. mas eu estava doido mesmo era pra fotografar e até fazer um xixizinho no marco zero da 101..

A partir dai acaba a pista asfáltica e você deve virar a direita e percorrer cerca de um kilômetro de estrada de chão até o farol, dizem que é um dos mais altos do país..

Mas, para quem estava curioso, esta placa indica o começo da br..

E como não dava pra entrar no farol (visita só aos domingos) resolvemos voltar e fotografar as placas..

Essa placa ai embaixo é do começo da pista..

Bem.. ai voltamos para São Miguel do Gostoso e fomos buscar uma pousada onde ficar e embora estivesse no carnaval, conseguimos uma boa pechincha, o lugar é bem tranquilo e possui quilômetros de praias..

Em cada lugar onde parávamos, sempre perguntávamos qual a melhor rota para irmos para nosso próximo destino, estrada, perigos, postos de combustível... etc..
Descobri que teria que retornar alguns quilômetros e entrar na estrada em frente ao entroncamento de Touros e foi justamente essa a rota nos oferecida pelo GPS, a pista não estava lá muito boa mas valeu o atalho rumo a Canoa Quebrada, mas isso é outra história, talvez a melhor parte da viagem..